A Auto-Avaliação, sendo um imperativo legal e uma necessidade interna do Instituto, é um processo de auto-análise e auto-conhecimento que se rege por um conjunto de normas, mecanismos e procedimentos promovidos pelas próprias Instituições de Ensino Superior para avaliarem a qualidade do seu desempenho.
O processo de auto-avaliação institucional do ISPWM serve para o aperfeiçoamento dos processos internos de gestão dos projectos pedagógicos de cursos, dos serviços prestados e fundamental para o diagnóstico, reflexão e aprimoramento contínuo das actividades académicas e administrativas.
Metodologia e etapas do processo avaliativo
A auto-avaliação institucional do Instituto Walinga é um processo contínuo, participativo e transparente, que busca diagnosticar a realidade da instituição, identificar potencialidades e fragilidades, e propor acções de melhoria. O processo é conduzido pela Comissão de Avaliação Institucional e envolve toda a comunidade académica.
A metodologia de auto-avaliação baseia-se em uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando diferentes instrumentos de coleta de dados, como:
Esta etapa compreende a realização de actividades e/ou processos tendentes a proporcionar as condições necessárias para o início do Processo de Auto-Avaliação.
Esta etapa compreende as acções que antecedem a implementação do Processo de Auto-Avaliação.
Esta etapa compreende as acções de elaboração e aplicação dos instrumentos de recolha, análise e tratamento dos dados.
Esta etapa compreende a realização de um balanço crítico do Processo de Auto-Avaliação e dos seus resultados.
O processo de auto-avaliação abrange:
Estrutura, composição e atividades da CAA
A Comissão de Auto-Avaliação (CAA) do Instituto Superior Politécnico Privado Walinga do Moxico é responsável por conduzir os processos de auto-avaliação institucional, garantindo a participação de todos os segmentos da comunidade académica e da sociedade civil organizada.
A Comissão de Auto-Avaliação (CAA) cabe o seguinte:
A CAA é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade académica:
| Segmento | Representantes |
|---|---|
| Coordenação Geral | Ilídio Sérgio Massua, MsC (Coordenador CAA) |
| Membros | António Ferreira - Gestor Bendito Muhusso, MsC - Investigador Teófilo Hichica Geremias - Docente Eurico Chicundico - Docente Yussel Del Pillar - Professora Auxiliar Hernan Miji - Professor Manuel Tomás João - Estudante Wilson Muiomba - Técnico Administrativo |
A CAA reúne-se ordinariamente uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que necessário. As reuniões são abertas à comunidade académica e todas as atas são disponibilizadas no site institucional.
Para entrar em contacto com a CAA, envie um e-mail para caa@walinga.ao ou visite a sala da CAA no bloco administrativo.
A CAA realiza eventos e capacitações para sensibilizar a comunidade académica sobre a importância da auto-avaliação e para compartilhar os resultados e ações de melhoria.
Evento anual que apresenta os resultados da auto-avaliação e discute os desafios e perspectivas da instituição.
Capacitação para gestores e coordenadores sobre o uso de indicadores de qualidade na gestão académica.
A sua participação é fundamental para o sucesso do processo de auto-avaliação institucional. Contribua com suas percepções e sugestões para a melhoria contínua da instituição.
Ações implementadas a partir dos resultados da auto-avaliação
Os resultados da auto-avaliação orientam a elaboração de planos de ação para a melhoria contínua da instituição. Abaixo, apresentamos as principais ações implementadas ou em andamento.
Implementação de um novo portal acadêmico com mais funcionalidades e melhor usabilidade, atendendo à demanda dos estudantes por mais agilidade nos processos.
Ampliação do espaço físico da biblioteca, aquisição de novos títulos e implementação de sistema de empréstimo digital.
Actual - 70%Fortalecer a atuação da instituição na comunidade, promovendo o desenvolvimento social.
Principais resultados dos ciclos avaliativos anteriores
Os resultados dos processos de auto-avaliação são fundamentais para o planeamento e desenvolvimento institucional. Abaixo, apresentamos os principais resultados do último ciclo avaliativo (2021-2022).
90% dos docentes possuem mestrado ou doutorado, o que garante um ensino de qualidade.
Laboratórios bem equipados e acesso à internet de alta velocidade.
Acervo amplo e atualizado, com acesso a bases de dados internacionais.
Projetos de extensão com forte impacto social na comunidade local.
Necessidade de melhorar os canais de comunicação entre os diversos setores da instituição.
Agilizar processos administrativos e melhorar o tempo de resposta às demandas dos estudantes.
Ampliar parcerias internacionais e oportunidades de mobilidade para estudantes e docentes.
Aumentar o número de projetos de pesquisa e publicações científicas.